Two roads

24 junho 2005

Matemática



Acerca do gosto pela matemática, todos certamente concordamos que é fulcral nasça logo no 1º ciclo, naquelas pequenas coisas que criam nas crianças um "sentir-se em casa" com os números, que mais tarde se repercute decisivamente neste âmbito.

Ora é interessante constactar que até aqui, um professor do ensino básico pode ter o seguinte "curriculum matemático":
- ter chumbado a matemática logo no 9º ano;
- ter fugido da matemática até ao 12º ano;
- ir para a ESE e passar ao lado da matemática.

Eu diria que só com muito optimisto podemos esperar que a introdução à matemática facultada por este hipotético professor estará ao nível de exigência que se pretende.

Numa coisa o Eng. Sócrates tem razão: o sistema educativo tem que mudar logo desde o 1º ciclo, pois as consequências reflectem-se imediatamente nos seguintes. Mas é necessário mudar o fundamental! De nada adianta mudar os adornos e deixar intacto o âmago.

Ainda a propósito do 1º ciclo, há agora a intenção do governo de alargar o horário de funcionamento das escolas até às 17h30.
Bem, não sei até que ponto o governo está a ponderar as consequências desta medida radical!
Não nos podemos esquecer que estamos a falar de uma classe profissional que só trabalha metade do dia. Parece-me que pode ser deveras traumatizante alterar assim abruptamente o seu horário laboral, porventura anti-constitucional mesmo!
Até porque, segundo os próprios dizem, esta é a classe profissional mais desgastante que existe.
Funcionários de pedreiras? calceteiros? mineiros? nada disso! isso não é nada comparado com o desgaste dos... professores do 1º ciclo!

1 Comments:

  • Segundo um distinto sindicalista veio hoje referir nos 'media', ficamos todos a saber que afinal ainda há uma profissão de maior desgaste do que os professores do 1º ciclo:
    os enfermeiros!

    dada a concorrência, o melhor será abrir candidaturas ao posto! ;)))

    By Blogger ohcaptain, at 19:05  

Enviar um comentário

<< Home