Two roads

28 dezembro 2005

A pseudo-gaff de Cavaco

Penso que toda esta questão em torno da pseudo-gaff de Cavaco - ao sugerir a criação de uma secretaria de estado para se ocupar das empresas estrangeiras estratégicas em Portugal - se resume ao tipo de presidência que cada um de nós pretende.

Eu prefiro ter um presidente activo, dinâmico e que possua um real entrosamento com o governo, nomeadamente com as principais linhas orientadoras da sua política, do que o clássico presidente passivo, conciliador e ausente, de quem nos lembramos quando veta uma lei e que só aparece nos momentos de crise, para puxar as orelhas ao governo ou, pior, para o demitir.

Quanto a este caso concreto - da criação da secretaria de estado - parece-me que o presidente tem toda a legitimidade para o  sugerir/debater o assunto com o governo, por exemplo no âmbito dos seus contactos regulares.

Cavaco caiu na armadilha: face à acusação de não ter ideias, foi longe demais e acabou por lançar na praça pública um tema que teria oportunidade de discutir mais tarde, em sede própria.

Ainda assim, este tema enquadra-se na clássica politiquice barata e inconsequente.

2 Comments:

  • Não morro de amores pelo estilo Cavaco: sorumbático; quando fala parece que acabou de ter uma cólica intestinal; pouco àvontade, com sorrisos amarelos e culturalmente pobre excepto no "economês".
    Mas entendo que tem autoridade para dialogar com qq governo e propor soluções para os mts problemas de que padece a nossa Lusa Sociedade Anónima. Deixou uma ideia, aliás interessante, e cairam-lhe em cima. Portugal precisa de muitas mais ideias; se as não tem próprias não fica mal copiá-las dos vizinhos e aplicá-las ainda que retocadas. Não pagará direitos de autor.
    Agora que Sócrates, registe-se o mérito, conseguiu garantir um pacote de Fundos Comunitários acima do esperado, é tempo de planear a sua aplicação para modernizar a máquina do Estado (reduzindo o seu excessivo peso no orçamento)e apoiar aqueles que verdadeiramente são capazes de melhorar o desempenho das nossas empresas (actuais e futuras).
    Venham mais ideias Cavaco...

    By Anonymous Anónimo, at 12:10  

  • "Venham mais ideias Cavaco..." mas n sejas tão ingénuo/bacoco!

    Guarda-as para as presentares ao PM nas reuniões semanais, n as apresentes em público q n é para isso q o PR, segundo a nossa constituição, serve!

    By Blogger ACP, at 16:15  

Enviar um comentário

<< Home