Two roads

20 janeiro 2006

Férias. Back soon... :)

Sondagens

Nos jornais de hoje podem encontrar-se as seguintes sondagens:



Univ. Católica     Marktest Eurosondagem
Cavaco       52,0       53,0       53,0
Alegre       19,0       20,6       16,2
Soares       15,0       12,4       16,9
Jerónimo        7,0        7,0        7,2
Louçã        6,0        6,5        5,8


Os resultados são muito similares excepto numa questão evidente: o 2º lugar!

É interessante observar que nas projecções da Eurosondagem Mário Soares aparece sistematicamente à frente de Manuel Alegre. Muito curioso quando em todas as outras sondagens, de todas as outras empresas, a posição relativa desses dois candidatos tem sido inversa.

Será que a Rainha Santa Isabel é sócia da Eurosondagem? ;)

13 janeiro 2006

Tão amigos que eles (agora) são

A Maria merece

De acordo com O Correio da Manhã, Maria Monteiro, filha do antigo ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, vai para a Embaixada de Portugal em Londres.


Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o Ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado.


Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas.

As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos.


Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da tenra idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros.

É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acredita nas potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabem criticar a juventude, ponham os olhos nesta miúda.

A vingança

10 janeiro 2006

Ai Alegre...

"Na lota da Figueira da Foz, onde a comitiva chegou com mais de uma hora de atraso, o candidato [Manuel Alegre] distribuiu beijos (quase sempre na testa), abraços e apertos de mão, ouviu lamentos e, quando já ia de saída, não resistiu a recuar para trocar dois dedos de conversa com uma peixeira muito pândega, de cerca de 70 anos, que bailava de forma extravagante, ao mesmo tempo que prometia votar em Alegre. Este desinibiu-se, embora mantendo a habitual atitude de homem de poucas palavras, e quando "ousou" tocar na cintura da cómica mulher, esta soltou uma frase que deixou o candidato atónito "Ai que há 20 anos que não sou agarrada por um homem!", in Jornal de Notícias

Manuel Alegre pode até nem ter what-it-takes para chegar à Presidência da República, mas a julgar pelo descrito, o homem ainda tem aquele je-ne-sais-quoi que as faz suspirar ;)

Creio que a sua figura de homem de esquerda, de ideais íntegros, convicções fortes, de trato fácil, sem grandes atributos mas globalmente são, pode efectivamente trazer-lhe muitos votos, uma vez que uma larga fatia da população almeja esse perfil para o Presidente da República.

Julgo que Alegre tem feito uma campanha interessante, evidenciando uma confiança crescente, empática e contagiante.

Ainda assim, as sondagens não têm reflectido esta minha percepção. Creio que tal se deve a uma excessiva partidarização da cena política portuguesa e ao facto de Alegre não ser oficialmente apoiado por nenhum partido.

Alegre, que neste momento me parece claramente personna non grata no seio do seu partido, põe a descoberto a clara dualidade de pensamento ideológico existente no PS desde há alguns anos, patente na distância entre si e o primeiro ministro. Alegre posiciona-se na ala de Abril, fundada em profundos ideais socialistas, onde a igualdade é palavra de ordem, que contrasta com a "nova" ala reformista, que alia à génese tendencialmente social do partido, novas preocupações de índole económico e de mercado, conotadas tradicionalmente com partidos mais liberais.

Curioso é o facto de não haver um candidato do PS claramente pertencente a esta última ala, que tem vindo a assumir preponderância no partido. Assim, José Sócrates y sus muchachos tiveram que optar pelo... menor dos males :)

Delicioso seria ser o "jogo de cintura" do nosso "primeiro" no caso de Alegre passar à 2ª volta :)

07 janeiro 2006

Alterações ao blog

Para tornar o blog menos pesado e mais dedicado à sua função essencial - colocar posts - vou deixar de colocar fotos aqui.
Para esse efeito passa a existir um Photoblog
associado a este blog, cujo link pode ser encontrado na coluna do lado direito, em My Photoblog.
Espero que gostem (e vejam). O Flickr
- onde está o Photoblog - permite os usuais comentários acerca de qualquer foto e ainda uma funcionalidade curiosa de "notes" sobre quaisquer pormenores das $fotos. Interessante! :)